O que é filosofia?
É um sentido crítico e questionativo de quem não concorda com algo, movido pela razão. Por exemplo: "Porque tenho que fazer isso? Porque isso é assim?" Sinceridade também faz parte da filosofia, coragem para poder questionar e falar algo que muitas vezes não será compreendido.
É o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade aos valores morais, estéticos, à mente e à linguagem. É a atitude de nos voltarmos para as nossas crenças mais fundamentais e esforçar-nos para compreendê-las, avaliá-las e justificá-las. Muitas delas parecem ser tão óbvias que ninguém em sã-consciência tentaria sinceramente questioná-las. Por exemplo, ninguém para e reflete sobre a frase "matar é errado" por ela parecer óbvia demais. A filosofia é investigativa, pois busca explicações para coisas nas quais é preciso investigação.
Para alguns filosofia é uma verdadeira loucura, mais se pararmos para analisar, as coisas precisam de um "por que", precisam de uma explicação, por isso a frase "matar é errado" não é tão óbvia assim quanto parece ser, pois todos nós temos direito a vida, não temos direito de tirar a vida de ninguém, por mais terrível que essa pessoa seja e milhares de outros motivos existem para que a frase seja verdadeira.
As vezes pensamos que todos os filosofos são ateus, porém existem também filosofos cristãos.
Se, por enquanto, deixarmos de lado os objetos com os quais a filosofia se ocupa, veremos que a atitude filosofica possui algumas características que são as mesmas independentemente do conteúdo investigado.
A atitude filosofica incia-se dirigindo essas indagações do mundo que nos odeia e às relações que mantemos com ele. Pouco a pouco descobrem que essas questões préssupoem a figura daquele que interroga e que eles exigem que seja explicada a tendência do ser humano de interrogar o mundo e a si mesmo com o desejo de conhece-lo e conhecer-se.
A filosofia