Atividade 4 Pessoa:Categorias, Dignidade e Humanização
Pessoa:Categorias, Dignidade e Humanização
Questões:
1. Elabore uma definição objetiva de cada um dos seis conceitos de pessoa apresentadas.
Os conceitos são:
Filosofia: Na filosofia, uma pessoa é uma entidade que tem certas capacidades ou atributos associados a personalidade, por exemplo, em um contexto particular moral, social ou institucional. uma pessoa é o ser humano como agente moral.
Jurídica: Pessoa seria um ente físico ou coletivo susceptível de direitos e obrigações. A pessoa jurídica, estará apta a captar a incidência de enunciados normativos, constitucionais ou ordinários que lhe sejam essenciais.
Religiões Cristãs: A noção de pessoa nas religiões liga-se ao conceito de pessoa divina, respira-se esta certeza de sermos pessoas em cada versículo do Evangelho, a Igreja, transmitiu esta certeza na sua vida sacramental, nos seus ritos, na sua ação apostólica e missionária, na sua arte, nas suas leis, na sua palavra, sendo assim, criação definitiva e imediata de Deus.
Antropológico-científico: Pessoa para as ciências humanas é elaboração social progressiva e mutável ou seja, caracterização psicossociológica (elaboração social progressiva e mutável).
Biológico: A Biologia desconhece o conceito de pessoa no âmbito de sua aplicação. Pessoa e valoração cultural é algo estranho à Biologia. Seus supostos são de ordem social, psicológica e ética. Daí a necessidade do conceito de ascrição (do inglês “to ascribe”, atribuir) que é de fundamental importância para a Bioética.
Neurologia: Segundo Eccles o espírito autoconsciente não está apenas implicado numa leitura passiva das operações neurológicas que perpassam seus neurônios, mas desenvolve uma atividade própria de busca que abre espaço não apenas para a memória humana e para a liberdade, mas talvez até permita alguma sobrevivência da mente ao se dissolver o corpo material. Assim, se fosse possível transferir o cérebro de uma pessoa para outra, dar-se-ia também a