Composição quimica dos seres vivos
Composição química
A matéria que forma os seres vivos é constituída por átomos, assim como entidades não-vivas. Isso significa que a matéria viva está sujeita ás mesmas leis naturais que regem o universo conhecido. Na matéria viva, porém, certos tipos de elementos químicos sempre estão presentes em proporção diferente que na matéria não viva. Esses elementos são carbono (C), o hidrogênio (H), o oxigênio (O), o nitrogênio (N) e, em menor proporção, o fósforo (P) e o enxofre (S).
Dezenas, centenas e até milhões de átomos desses elementos unem-se por meio de ligações químicas, formando as moléculas constituintes dos seres vivos, genericamente chamadas de substâncias orgânicas. Entre essas substâncias, destacam-se as proteínas, os glicídios, os lipídios e os ácidos nucléicos. Analise a tabela e compare a porcentagem de alguns elementos químicos em seres vivos e no mundo não-vivo.
TABELA. Alguns elementos químicos em seres vivos e não-vivo
Elemento químico
Símbolo
Ocorrência de átomos do elemento (%)
Universo
Terra
Espécie humana
Alfafa
Bactéria
Carbono
C
0,02
0,2
10,6
6,7
6,6
Hidrogênio
H
99
0,2
61,5
61,9
65,0
Nitrogênio
N
0,04
Traços
2,4
0,4
1,4
Oxigênio
O
0,06
47
23,0
30,6
26,7
Fósforo
P
Traços
Traços
0,13
0,16
0,12
Enxofre
S
Traços
Traços
0,13
0,02
0,06
Organização da matéria viva
Todo ser vivo apresenta alto grau de organização, não encontrada nos seres não-vivos. Em todos os seres vivos, as moléculas das substâncias orgânicas organizam-se em estruturas complexas, as células, consideradas as unidades da vida. Uma célula é um compartilhamento membranoso microscópico, preenchido por material gelatinoso, em que ocorrem os processos químicos fundamentais á vida, o metabolismo.
Há dois tipos básicos de célula: procarióticas e eucarióticas. A célula procariótica é relativamente mais simples que a eucariótica; em seu interior não há compartimentos nem estruturas