Ativação geral e específica no voleibol
Objetivo do estudo
O que se pretende com este estudo é despertar o indivíduo para a importância do aquecimento na prática das várias modalidades desportivas, mais especificamente no voleibol e, também, orientar para a forma correta e objetiva dum aquecimento adequado à modalidade que se vai praticar. O valor intrínseco do aquecimento está na irrefutabilidade dos factos. Ninguém discute as propriedades do mesmo como prevenção de lesões e a preparação de toda uma estrutura (corpo humano) para a solicitação mais intensa.
Ideias chave
O objetivo do aquecimento geral é de elevar a temperatura corporal, a fim de aumentar o trabalho cardiovascular e respiratório, favorecendo a passagem do estado de repouso ativo para a condição fisiológica de competição ou treino.
O aumento da temperatura corporal facilita a execução dos exercícios de flexibilidade e diminui o risco de lesão dessa atividade.
O aquecimento específico é constituído pela ação desportiva da modalidade praticada pelo atleta e objetiva a perfeição da coordenação desportiva.
Este aquecimento é realizado no voleibol com o atleta a fazer o gesto técnico do ataque, bloco, defesa, etc.
Uma equipa bem aquecida tem mais hipóteses de ganhar o 1º set e até o jogo.
Conclusões
O aquecimento atua como fator de motivação, estimulando o desempenho desportivo ou na preparação física. Acontece também, uma influência benéfica do aquecimento na concentração, na aprendizagem da técnica desportiva, na precisão das ações motoras, sendo capaz de amenizar as reações psicológicas negativas, auxiliando o atleta a maximizar os seus resultados.
Os treinos da atualidade visam os aspetos psicomotores, cognitivos, afetivos e táticos. O voleibol moderno exige, para elaboração e prescrição, conhecimento científico dos responsáveis da sessão e, se for de alto nível competitivo, recursos tecnológicos, sempre pretendendo os melhores resultados. Através da periodização,