Ativ
O que os caracteriza o surgimento da sofistica é muito mais uma prática ou uma atitude comuns do que uma doutrina única. Há, portanto uma Paideia, um ensinamento, uma formação pela qual os sofistas foram responsáveis, consistindo basicamente numa determinada forma de preparação do cidadão para a participação na vida política.
02 – Qual importância da discussão e de argumentação nesse contexto?
Os sofistas transmitiam suas técnicas e habilidades aos governantes e aos políticos em geral, foram responsáveis pela formação e preparação do cidadão para a participação da vida política, através da retórica e da oratória, utilizando a arte da persuasão.
03 – Como se pode entender a retórica e a oratória como artes do discurso?
Explicações do mundo real através dos aspectos fenomenais apenas, deixando de utilizar elementos externos ou transcendentes, utilizando através daretórica e da oratória, a persuasão como ferramenta, onde os individuo defendem seus interesses e opiniões, sendo possível chegar a um consenso de acordo com a forma de persuadir, em relação às questões políticas.
04 – Quais os elementos centrais da concepção filosófica de Protágoras?
Relativismo e humanismo – manipulação da própria realidade, sendo que o conhecimento depende sempre das circunstâncias em que nos encontramos, ou seja, as verdades são relativas e mutáveis.
05 – Você considera sofista como Protágoras e Górgias realmente filósofos ou meros mestres de retórica e manipulação de opiniões?
Filósofos, por haver a necessidade de transformar uma realidade vivida em formas de conhecimento para educação e preparação de indivíduos para a vida política, também por conta da reflexão para desenvolvimento das técnicas de Retórica e oratória.
06 – Qual a contribuição dada pelos sofistas ao desenvolvimento do pensamento e da cultura gregos?
Os sofistas contribuíram no desenvolvimento dos estudos da linguagem na tradição cultural grega, motivou