ECONOMIA
É o processo em que há um aumento contínuo e generalizado nos preços dos bens e serviços produzidos em uma economia.
2 – MEDIDAS DA INFLAÇÃO
A inflação é medida através de números-índices, que são fórmulas matemáticas que informam a porcentagem de aumento dos preços dos bens e serviços em um determinado período de tempo.
No Brasil são estimados basicamente dois tipos de índices de preços, os Índices Gerais de Preços (IGP’s), e os Índices de Preços ao Consumidor (IPC’s). A diferença entre esses índices é que: enquanto os IGP’s procuram transmitir uma idéia da inflação, pesquisando todos os bens produzidos e consumidos em uma economia; os IPC’s enfatizam os gastos comuns de uma família.
2.1 – ÍNDICES GERAIS DE PREÇOS (IGPs): Números-índices que medem a evolução dos preços de um conjunto de bens e serviços em um determinado período de tempo.
São eles: a) Índice Geral de Preços Oferta Global (IGP-OG); b) Índice Geral de Preços Disponibilidade Interna (IGP-DI); c) Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M).
O IGP, qualquer que seja seu conceito, é a média ponderada de três outros índices: a) Índice de Preços por Atacado Disponibilidade Interna (IPA-DI): Mede a evolução dos preços na comercialização no atacado, em que são vendidas grandes quantidades. Sua fórmula consiste em uma média ponderada de 423 produtos; b) Índice de Preços ao Consumidor para o Brasil (IPC-Br): Pesquisa os gastos das famílias com renda entre 1 e 33 salários mínimos apenas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro; c) Índice Nacional de Custo da Construção (INCC): Acompanha apenas a evolução dos preços dos materiais, equipamentos e mão de obra empregados na construção civil.
ESTRUTURA DE PONDERAÇÃO DO IGP-M
Índice
Ponderação (%)
IPA
60,0
IPC-Br
30,0
INCC
10,0
IGP-M
100,0
Fonte: Instituto Brasileiro de Economia.
FÓRMULA
IGP =
(60 x IPA) + (30 x IPC-Br) + (10 x INCC)
60 + 30 + 10
2.2 – ÍNDICES DE PREÇOS AO CONSUMIDOR (IPCs): a) Índice de Preços ao Consumidor da Fipe