atitudes
Processos relacionais e comportamento profissional
As Atitudes
O que são Atitudes?
As atitudes são conceitos de avaliação em relação a algo, que podem ser negativos ou positivos. Sendo interiores, não podem ser observadas diretamente, pelo que são apenas inseridas pelos comportamentos manifestados, mais ou menos estáveis ao longo do tempo.
Atitude e comportamento não são sinónimos, mas relacionam-se. Podemos ter umas atitudes em relação a algo sem nunca a manifestarmos. Por exemplo podemos ser contra o aborto sem nunca exteriorizarmos essa atitude no nosso comportamento. No entanto, é a partir do comportamento que podemos conhecer as atitudes que lhe são subjacentes.
As atitudes são tendências mais ou menos estáveis que temos para responder de forma positiva ou negativa a algo. As atitudes são aprendidas e interiores ao sujeito. Por isso não são diretamente observáveis. Possuem várias componentes e características.
Importância das atitudes nas interações sociais.
As atitudes têm uma importância enorme nas nossas interações sociais, uma vez que condicionam o nosso comportamento em relação a algo. As atitudes garantem-nos certo conhecimento do mundo e dos outros, permitem-nos não só evitar alguns desgostos mas também ter algumas vantagens.
Preocupamo-nos com o que os outros vão pensar se nos comportamos desta ou daquela maneira, isto significa que não somos insensíveis aos outros, daí pensamos na nossa atitude face a algo.
Características e componentes das atitudes.
As atitudes possuem três características
Uma já foi referida, é o facto de constituírem uma avaliação, de serem positivas ou negativas.
Outra característica é a sua intensidade. Apesar de podermos ter atitudes semelhantes a outras pessoas, não significa que as tenha com a mesma intensidade. São semelhantes no sentido de serem na mesma direção, positiva ou negativa. Podemos ter uma posição favorável