Pontes
1 Ponte
A palavra Ponte provém do latim Pons que por sua vez significa “estrada”. As pontes são construções que permite interligar ao mesmo nível não acessíveis separados por rios, vales ou outros obstáculos naturais ou artificiais.
Quando uma Ponte é construída sobre um curso d’água, o seu tabuleiro é frequentemente situado à altura calculada de forma a possibilitar a passagem de embarcações com segurança sob a sua estrutura. Quando uma Ponte é construída sobre um meio seco costuma-se chamar essas pontes de viadutos como uma forma de apelidar pontes no meio urbano. O contrario não pode ser usado já que um viaduto é uma ponte que visa não interromper o fluxo podendo ser ele rodoviário ou ferroviário, mantendo a continuidade da via de comunicação quando esta se depara e tem que transpor um obstáculo natural constituído por depressão do terreno (estradas, ruas, acidentes geográfico entre outros), cruzamento e outros sem que este seja obstruído.
Os viadutos são mais comuns em grande metrópole, onde o intenso tráfego de veículos normalmente em avenidas ou vias expressas não podem ser interrompidos. Além das cidades possuírem muitos acidentes geográficos, onde o viaduto serve para ligar dois pontos mais altos de uma determinada região e relevo.
2 História das Pontes
É importante ter um conhecimento da história das Pontes para entender como essa obra de arte evoluiu através dos anos e se transformou nessa construção que conhecemos nos dias atuais.
2.1 As primeiras Pontes
Desde o inicio dos tempos o homem necessita ultrapassar obstáculos em busca de alimentos ou abrigo. As primeiras pontes surgiram de forma natural como por exemplo, a queda de troncos sobre os rios, sendo esse um processo prontamente imitado pelo homem, surgindo então as primeiras pontes feitas de troncos de árvores ou pranchas e eventualmente de pedras, usando suportes bem simples e traves mestras.
Com a mudança dos tempos e a predominância da vida sedentária pelos