Teoria Geral da ADM II
Em minha cidade tenho como exemplo de organizações públicas, a Secretaria de Saúde Municipal (Barueri), no qual sou funcionária dentro da Coordenadoria de Vigilância em Saúde. Para tanto essa coordenadoria possuí uma Diretoria de Vigilância Sanitária, que também responde a um órgão que é um grupo de Vigilância Sanitária do Estado ( Chamado GVS – X). Esses dois respondem a um órgão de nível nacional chamado de Anvisa ( Agencia Nacional de Vigilância Sanitária). Para tanto como funcionária “respondo” e estou inserido nesses três órgãos no qual foram exemplificados, sendo um a nive municipal, um a nível estadual e um a nível nacional.
2 - o aluno deverá responder como a Burocracia (com suas características estudadas no fascículo), pode ajudar na administração de uma Prefeitura ou Hospital ou até órgãos de Administração indireta (Entidades que prestam serviços públicos), como empresas públicas que destinam-se à prestação de serviços industriais ou econômicos em que o Estado tenha interesse próprio ou considere conveniente à coletividade. São exemplos de empresas públicas a Caixa Econômica Federal (CEF), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), etc. O aluno pode escolher.
Deverá Responder também como esse mesmo sistema (a burocracia) pode atrapalhar muitas das vezes.
De acordo com o fascículo a Burocracia pode ajudar, por exemplo, na administração e diversos fluxos de um Hospital. A Burocracia permite que haja uma uniformidade nas rotinas, assim por exemplo, um paciente que necessite passar em uma consulta, primeiro passa em uma triagem e depois aguarda ser chamado pelo médico. Caso haja algum imprevisto, como a perca de ficha de um paciente, os funcionários