Aterogenese
Definição: A aterogênese é caracterizada pelo desenvolvimento de placas gordurosas, denominadas placas ateromatosas, na superfície interna das paredes arteriais. Essas placas são formadas em consequência ao acúmulo de lipídios, especificamente o colesterol, células inflamatórias e elementos fibrosos depositados na íntima arterial e no músculo liso adjacente.
Mecanismos da aterogênese.
Primeiro mecanismo da aterogenese: ATEROSCLEROSE Aterosclerose é uma doença das artérias, constituída de processos degenerativos e regenerativos que inicialmente afetam a camada íntima e posteriormente a camada média nas bifurcações das grandes artérias. O tema aterosclerose reflete os dois principais componentes da lesão;. As lesões ateroscleróticas contêm três componentes principais: (1) colesterol na forma de ésteres; (2) células musculares lisas , macrófagos e outros tipos de células e (3) tecido conectivo composto por colágeno, elastina e glicosaminoglicano.
A aterosclerose é uma doença inflamatória. Uma vez que a alta concentração plasmática de colesterol é o principal fator de risco para esta doença, o processo de aterogênese tem sido considerado por muitos como conseqüência do acúmulo de lipídeos na parede arterial; porém, é muito mais que isso. Apesar das mudanças no estilo de vida e o uso de novos recursos terapêuticos para diminuir as concentrações plasmáticas de colesterol, as doenças cardiovasculares continuam sendo a principal causa de morte nos Estados Unidos, Europa e grande parte da Ásia. Na realidade, as lesões da aterosclerose representam uma série de respostas celulares e moleculares altamente específicas que podem ser melhores descritas, em geral, como sendo uma doença inflamatória.
As paredes das artérias são constituídas de três camadas ou túnicas (1) a íntima (a camada mais interna), (2) a média (camada intermediária) e (3) a adventícia (a camada mais externa) A espessura relativa de cada camada e o tipo específico de tecido que ela