Atendimento com qualidade
Com o grande avanço tecnológico e o acesso ilimitado dos clientes a todo e qualquer tipo de informações, atualmente satisfazê-los tornou-se uma tarefa árdua e complicada e que vem tirando o sono até mesmo da liderança de organizações lideres de mercado em diversos segmentos. A principio é preciso entender o que é qualidade, o que o cliente espera do seu produto ou serviço e ultrapassar essas expectativas A qualidade pode ser definida como a total satisfação do cliente, pois se este se sente satisfeito com o bem ou serviço adquirido classifica-o como sendo de qualidade, caso contrario fala-se em má qualidade ou a falta desta, que de acordo com Pillou (2004), pode ser dividida em:
"A qualidade externa, correspondendo à satisfação dos clientes. Trata-se de fornecer um produto ou serviços conforme as expectativas dos clientes os fidelizar e assim melhorar a sua parte de mercado. Os beneficiários da qualidade externa são os clientes de uma empresa e os seus parceiros externos" Ao passo que "A qualidade interna, correspondendo à melhoria do funcionamento interno da empresa. O objeto da qualidade interna é implementar meios que permitem descrever o melhor possível a organização, localizar e limitar os disfuncionamentos. Os beneficiários da qualidade interna são a direção e o pessoal da empresa."Ou seja a satisfação do cliente externo é conseqüência do contentamento do cliente interno na realização do trabalho prestado dentro da organização ao qual o mesmo esta inserido.
Funcionário satisfeito é funcionário motivado, motivação que conforme Fleury pode e estar relacionada a um impulso á uma ação. Ou ainda, Segundo Nakamura et al (2005),"A motivação pode ser definida como o conjunto de fatores que determina a conduta de um indivíduo." A liderança pode induzir os liderados a se motivarem, através de diversos tipos de estímulos.
Segundo Candeloro (2009), "Quando falamos de liderança, uma coisa é certa: é preciso agir da maneira correta para