Atendimento ao cliente
Atendimento ao cliente
INTRODUÇÃO
No mundo empresarial as pequenas empresas vêm conquistando cada vez mais o seu espaço. As micros e pequenas empresas no Brasil estão se tornando cada vez mais importantes, concorrendo com médias e grandes empresas e avançando de forma significativa em mercados antes reservados aos grandes negócios. No entanto, além de menor poder de capital em relação às maiores, elas carecem muitas vezes de eficiência, de visão de futuro, de planejamento e controle, ficando à mercê da sorte. Por essa razão, mais de 30% acabam fechando suas portas antes de completarem 12 meses.
A sazonalidade é um fenômeno de mudança de hábitos das pessoas conforme períodos do ano. Aqueles que lidam com empresas de micro e pequeno porte têm um desafio ainda maior, para começar o ano com o pé direito, planejar-se é fundamental, registrar seus pensamentos em um formato amigável e com informações completas, como datas, custos, além da busca por alternativas para manter o faturamento nos períodos em que a demanda por seus produtos é menor ou inexistente. Para isso, é necessário ficar de olho em novos clientes e mercados. O tema atendimento é bastante discutido nas empresas, sempre busca aperfeiçoar técnicas para melhorias e com isso o aumento na satisfação dos clientes. O serviço de atendimento ao cliente no Brasil, a maioria das empresas entende que transformar a experiência do consumidor em uma experiência emocional agrega valor à marca e gera consumidores mais satisfeitos e fiéis. No entanto, muitas, não medem a eficácia e nem avaliam o custo do serviço de atendimento, resultando na perda de clientes e no dinheiro investido.
PROBLEMÁTICA
O crescimento do segmento varejista é fato comum em economias desenvolvidas e, no caso brasileiro, observa-se melhor desempenho de muitas organizações, em termos de participação de mercado, acirra-se a competição entre as empresas, cada qual procurando atender da melhor forma possível a sua clientela. A qualidade do