Astecas
localização
Os astecas (1325 até 1521) foram uma civilização mesoamericana, pré-colombiana, que floresceu principalmente entre os séculos XIV e XVI, no território correspondente ao atual México. Na sucessão de povos mesoamericanos que deram origem a essa civilização destaca-se os toltecas, por suas conquistas civilizatórias, florescendo entre o século X e o século XII seguidos pelos chichimecas imediatamente anteriores e praticamente fundadores do Império Asteca com a queda do Império Tolteca.
Mito da criação
O mito da criação asteca que conta como o mundo se originou é chamado a Lenda do Quinto Sol. Várias versões diferentes deste mito existe porque as histórias eram originalmente transmitido pela tradição oral, e porque os astecas adotado e modificado deuses e mitos de outras tribos.
A Lenda do Quinto Sol
Segundo a mitologia asteca, o mundo foi a quinta era de um ciclo de criação e destruição, durante o qual diferentes deuses primeiro governou a terra através de um elemento dominante, e então destruído. Estes mundos foram chamados de sóis.
Principal cidade
A maior cidade do mundo do século 16 não era Veneza nem Paris, mas Tenochtitlán, no atual México. A capital do império asteca, fundada em 1325, era habitada por 300 mil habitantes em 1519, quando os espanhóis chegaram. Grande parte do que se sabe sobre ela – desde a majestosa arquitetura até o avançado sistema de agricultura – veio das cartas dos conquistadores espanhóis, liderados por Hernán Cortez.
Como eram as moradias
Eram construidas com o material abundande na região, ou seja, pedras. Como quase não existia vegetação e muito menos florestas, a madeira era muito escassa. Assim, alia do a baixíssima precipitação pluviométrica, as casas não dispunham de cobertura, nos moldes tradicionais. Quanto muito uma simples cobertura de sapé e