Assédio Moral
RESUMO
O assédio moral nas empresas e organizações não é um fato novo, é um problema antigo, que, porém só nos dias de hoje vem sendo abordado, fiscalizado e punindo aos agressores, o que não acontecia lá atrás, onde milhares de pessoas sofriam caladas por terem o único meio de se sustentar. É um assunto delicado porque afeta a nossa sociedade e a integridade de um individuo, mas que existem varias formas de se entender e evitar, que por outro lado esquecido pode causar conseqüências gravíssimas a um individuo ou ate mesmo a toda uma organizações. Este trabalho tem como objetivo fazer uma breve reflexão do assédio moral no trabalho e suas conseqüências. É importante que o assunto seja mais debatido e consiga uma legislação especifica, visando proteger a saúde e a dignidade do trabalhador brasileiro. Através de estudos abordaremos esse assunto que atinge milhares de pessoas, contando com a ajuda de meios de pesquisas como bibliográficos e também atrás de pesquisa de caso.
PALAVRAS CHAVES: Assédio moral; violência no ambiente de trabalho; saúde do trabalhador.
1 INTRODUÇÃO
Na vida organizacional, todos são livres para realizar o que desejamos, mas ficamos limitados pelas regras e deveres que a sociedade nos impõe, mas vivemos em constantes quebra dessas regras, algumas produtivas e outras destrutivas como o assedio moral na escola, em casa e também no ambiente de trabalho, que pode parecer uma quebra de regra momentânea sem conseqüências, mas que não é a realidade, pode causar varias conseqüências destrutivas pessoais e grupais, e nos interesses incomuns de toda uma organização.
O assédio moral acontece no ambiente de trabalho, cuja prática emerge em comportamentos tanto do superior hierárquico como também de pares de trabalho motivados por diversos fatores.
Geralmente, o assediador precisa de uma platéia para humilhar a vítima fazendo com que o assediado produza diferentes