Assédio moral
FAMILIA
ESCOLA
TRABALHO
JOINIVILLE, NOVEMBRO DE 2013
INTRODUÇÃO
Assedio moral é impor que a outra pessoa passe por algum momento constrangedor, ou uma situação humilhante, isso pode ocorre na sociedade por causa da hierarquia que existe, tanto dentro de uma empresa, no seu ambiente escolar como na sua própria casa.
ASSEDIO MORAL
Assédio moral é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.
São mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e antiéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado, desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização.
Por ser algo privado, a vítima precisa efetuar esforços dobrados para conseguir provar na justiça o que sofreu, mas é possível conseguir provas técnicas obtidas de documentos (atas de reunião, fichas de acompanhamento de desempenho, etc.), além de testemunhas idôneas para falar sobre o assédio moral cometido. O assédio moral, também chamado de humilhação ou terror psicológico, acontece quando se estabelece uma hierarquia autoritária, que coloca o subordinado em situações humilhantes.
ASSEDIO MORAL NA FAMILIA
Conceito da palavra família Pessoas aparentadas, que vivem, em geral, na mesma casa, particularmente o pai, a mãe e os filhos “Pessoas unidas por força de parentesco, pelo sangue ou por aliança”.
A reportagem da jornalista Ruth de Aquino; Assim inicia: “No começo, é um olhar de censura, uma alfinetada sem elevar a voz. Mas o desejo de humilhar aumenta gradativamente... até que o parceiro consegue destruir a