tecido 2
CREPE
As padronagens crepe são caracterizadas pelas seguintes características:
•
Não contem diagonais ou efeitos proeminentes;
•
Superfície altamente irregular produzindo uma aparência enrugada;
•
Fios altamente torcidos são usados com encolhimento controlado;
A ligação crepe pode ser construída em uma variedade de formas baseados no uso final
e no tipo da textura desejada. Normalmente o título do fio de trama é mais fino do que o título usado para o fio de urdume.
Existem várias maneiras de construir o tecido crepe, mas três métodos são mais empregados. Construção de crepe usando o cetim como base;
Invertendo um pequeno motivo;
Inserção de uma ligação sobre a outra.
CONSTRUÇÃO DO CREPE USANDO O CETIM COMO
BASE
Neste caso a base da ligação é um cetim, sobre a qual uma ligação é escolhida para produzir um efeito irregular. Esta ligação é mostrada na figura 1.
A figura A representa a ligação cetim e a figura B é mostra o efeito crepe obtido pela inserção da ligação de sarja (3/1 e 1/3) sobre a base de cetim. A base de cetim está representada na figura B com uma notação diferente da sarja para se diferenciar a base do cetim.
Revertendo um pequeno motivo
Neste método um simples motivo pode ser escolhido e revertido em intervalos dentro do raporte para se atingir um efeito irregular como mostrado na figura 3.
Inserção de uma ligação sobre outra ligação
Neste método duas ligações diferentes são escolhidas e são inseridas umas sobre as outras para que se consiga obter o efeito de crepe desejado mostrado na figura 4. Com o objetivo de produzir um efeito irregular, ao menos uma das ligações deverá ser irregular e se obterá um melhor efeito se ambos forem irregulares. As ligações de cetim e seus derivados são normalmente utilizados para neste método.
Na figura A encontra-se uma derivada do cetim e na figura B se encontra a ligação de cetim irregular. Na figura C é mostrado o efeito crepe obtido pela