Assédio moral
Dentro do ambiente de trabalho a relação entre colegas, chefia e demais colaboradores devem ser baseada no respeito, profissionalismo, credibilidade, confiança, fatores que remetem a ética profissional e empresarial, ou seja, conjunto de normas, postura, procedimentos, atitudes e comportamentos que levam o profissional e a empresa a estabelecerem regras de conduta que facilite as relações dentro do trabalho, bem como a agilidade e a eficácia da comunicação, das decisões estratégicas, enfim, relações entre indivíduos empresariais que possam proporcionar a conquista de objetivos e outros aspectos importantes para o crescimento e perpetuação da empresa.
Apesar do fato relatado acima mostrando a importância em estabelecer relações de trabalho saudáveis para a conquista dos objetivos e metas empresariais, muitas empresas não se dão conta do quanto é importante estabelecer e fazer cumprir a ética, mas especificamente o respeito pelos colegas do qual vai deixar o ambiente mais harmonioso e adequado para se trabalhar em equipe e conquistar tudo aquilo que a organização deseja.
Infelizmente percebe-se que algumas empresas são omissas em relação a patrões autoritários e que submetem seus liderados a humilhações verbais, colegas que desrespeitam outros colegas devido à falta de ética, enfim, este é um quadro que ainda existe na atualidade.
Este tipo de conduta abusiva, de natureza psicológica, que atenta contra a dignidade psíquica, de forma repetitiva e prolongada, e que expõe o trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras, capazes de causar ofensa à personalidade, à dignidade do ser humano dentro do local de trabalho chama-se assédio moral.
O Assédio moral é uma prática vista em algumas empresas e estas devem combatê-la para preservar não somente sua imagem interna, mas principalmente garantir a qualidade nas relações empresariais. O ser humano deve ser respeitado, inclusive no local de trabalho e não deve ser permitido que práticas como esta