Ficica
A energia mecânica é entendida como a energia que se pode medir à custa de grandezas mecânicas, o mesmo é dizer à custa de forças, que medem as interacções, e dos deslocamentos por estas provocados.
As formas de energia mecânica que um sistema pode ter são: * energia cinética, comunicada a uma partícula, ou a um corpo, que entra em movimento ou cujo movimento é alterado devido à intervenção de forças * energia potencial gravítica, devida à altura a que a partícula, ou o corpo, se encontra em relação à superfície da Terra, altura que foi atingida devido à intervenção de uma força exterior, podendo converter-se em energia cinética, produzindo trabalho, enquanto o corpo cai * energia potencial elástica, quando uma mola é esticada ou comprimida devido à intervenção de uma força exterior Energia cinética
A energia transferida para a partícula, de massa e inicialmente em repouso, durante a intervenção da força constante , é transformada totalmente em energia cinética, , como mostra a figura seguinte.
Consideremos inicialmente a partícula em repouso, na posição A, num dado referencial, ligado à Terra.
Aplicando, por intervenção de um agente exterior, a força constante, , a partícula adquire um movimento rectilíneo uniformemente acelerado, cuja aceleração, , é dada por .
Enquanto a força actua é transferida energia do exterior para a partícula. Esta energia vai ser totalmente transformada em energia cinética da partícula, porque admitimos que não existe atrito entre as superfícies em contacto, da partícula e da superfície onde ela se desloca, nem resistência do ar. Qual é então a energia transferida para a partícula, durante o tempo , que demorou a ir da posição de repouso, A, à posição posterior, B, a que corresponde a velocidade adquirida , de valor e o deslocamento , cujo valor é ? É naturalmente a energia medida pelo trabalho realizado pela força, potente e constante, , no deslocamento ,