Assédio moral no ambiente do trabalho
UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS
FACULDADE DE SECRETARIADO EXECUTIVO BILINGUE
KAREN PASSOS DE SOUZA
ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DO TRABALHO
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2012
1. APRESENTAÇÃO
Atualmente o contato direto com colegas, chefes e autoridades dentro do mercado de trabalho crescem dia a dia. A necessidade de pessoas de confiança no meio empregatício é muito grande, onde gera a liberdade e intimidade profissional. De fato, a linha-mestra do comportamento humano na sociedade gira em torno do binômio 'fazer o bem e o mal. E isso se dá por influência da própria índole humana, marcada por sentimento inato de preservação de seus direitos personalíssimos. Conferem o Direito à sociedade a certeza e a segurança necessárias para o seu desenvolvimento normal.
O problema do assédio moral é tão antigo quanto o próprio trabalho. No entanto, nunca ocorreu de forma tão impressionante quanto nos últimos anos.
As mudanças radicais ocorridas no mundo do trabalho, com a introdução de novas políticas de gestão, reestruturação produtiva, o acirramento da concorrência no selvagem mercado globalizado, com a busca frenética de maior produtividade e mais lucros alteraram as relações de trabalho e o próprio perfil do trabalhador. Hoje se exige do funcionário multifuncionalidade, visão geral do processo produtivo, rotação de tarefas e flexibilização. Isso obriga a que o trabalhador tenha maior escolaridade, competência, eficiência, espírito competitivo, criatividade, qualificação, além de ser jogado sobre ele a responsabilidade pela manutenção do próprio emprego visando sempre produzir mais a custo menor.
A competição acirrada entre as empresas força os trabalhadores a aceitarem e adaptarem-se às mudanças constantes e às novas exigências das políticas competitivas dos patrões no mercado global. 2. JUSTIFICATIVA
O Assédio Moral é a conduta abusiva, através de gestos, palavras, comportamentos, atitudes, que atente, seja por sua repetição ou