Oficina
Ela é, ao mesmo tempo, sala de aula, biblioteca, laboratório de ciências, sala de artes e laboratório de informática.
Lá tem internet wi-fi e computadores. Iluminação controlada, uma cópia de um esqueleto e de um torso humano, uma placa solar, uma pilha caseira, armários e um microscópio. Também tem um quadro digital touch screen e várias mesas que acomodam três pessoas (além do computador). Todas essas características formam a sala de aula inteligente, projetada para um modelo de educação do futuro (entenda como ela funciona no infográfico abaixo). E o professor?
Também está lá e tem a função de relacionar todas essas mídias através de um ensino multidisciplinar. Na sala inteligente, os alunos não usam carteiras, mas sentam-se em grupos de três em estações de trabalho e tornam-se os autores de seu próprio aprendizado.
Vendo toda esta estrutura da escola do futuro é fabulosa, onde acreditamos que aumenta a eficiência do aprendizado e o interesse dos alunos em sempre buscar mais.
Acreditar que toda esta estrutura já esta pressente e algumas escolas do Brasil é maravilhoso, porque o ideal hoje com tanta tecnologia de fácil acesso para todos, haveria um aumento enorme na qualidade da educação e nos futuros profissionais que se formam a cada ano.
Se hoje nosso governo lutasse para que este método de ensino torne realidade, havia um grande aumento de pessoas qualificadas e preparadas para o trabalho em nossa sociedade e diminuiria a quantidade de desempregado, pois hoje existe emprego, mas não existem pessoas qualificadas para exercê-lo.
Condições precárias de escolas públicas
Hoje nossa realidade em relação a escolas publicas esta bem distante do texto anterior que vimos, pois hoje se sairmos para ir em cada escola publica do nosso município mais da metade esta com algum tipo de problema, onde afeta a educação dos alunos que frequenta a escola.
O pior de tudo é que se a procuramos a secretaria da educação para obter resposta