Assédio moral no ambiente de trabalho
TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL
ASSÉDIO MORAL
SANTOS – SP
OUTUBRO/2012
CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL
ASSÉDIO MORAL
SANTOS OUTUBRO / 2012 SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Nem sempre uma boa estrutura é suficiente para tornar o ambiente de trabalho mais agradável. Às vezes, as empresas investem pesado em cadeiras confortáveis, em mesas amplas, birôs com designer belíssimo, enfim, tornam a organização num local atraente. No entanto, as fisionomias dos funcionários refletem que a "maré não está para peixe". Por que isso acontece? Como é possível reverter essa situação? "Se a maioria achar que ir trabalhar é um sacrifício, não há quadro na parede nem música ambiente que consiga mudar isso", afirma Max Gehringer. Dono de um humor peculiar, ele já passou por várias empresas de peso e hoje, como consultor e palestrante, afirma que para manter o bom relacionamento no dia-a-dia organizacional é preciso mais do que gastar cifras.
2 DEFINIÇÃO DE CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL
Ao pesquisar a bibliografia relacionada à cultura organizacional, verifica-se que, em geral, os conceitos encontrados são muito parecidos ou se complementam. No entanto, destacou-se a conceituação de Nassar (2000):
“... cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças e tecnologias que mantém unidos os mais diferentes membros, de todos os escalões hierárquicos, perante as dificuldades, operações do cotidiano, metas e objetivos. Pode-se afirmar ainda que é a cultura organizacional que produz junto aos mais diferentes públicos, diante da sociedade e mercados o conjunto de percepções, ícones, índices e símbolos que chamamos de imagem corporativa.”
Alguns autores (Chiavenato, 1999; Nassar, 2000; Vergasta, 2001) afirmam que a cultura organizacional pode sofrer mudanças ao longo do tempo, mesmo que a organização resista a elas. De acordo com Vergasta (2001), “A