Ass dio Moral nas Organiza es
O assédio moral remete a práticas de humilhações, perseguição e ameaças nos locais de trabalho, componentes todos de um processo de violência psicológica que pode chegar até arriscar a vida da vítima. As atitudes hostis como à deterioração proposital das condições de trabalho, o isolamento e recusa de comunicação, atentados contra a dignidade e o uso da violência verbal e física.
Em nosso trabalho fizemos uma pesquisa de campo sobre assédio moral, por meio do site survio, onde iremos apresentar em gráficos os resultados... ainda para melhor entendimento dos colegas acadêmicos preparamos uma “peça teatral”, digamos assim, no intuito de
2. ASSÉDIO MORAL
2.1 O que é assédio moral no trabalho?
É a exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistirem do emprego.
A vítima escolhida é isolada do grupo sem explicações, passando a ser hostilizada, ridicularizada, inferiorizada e desacreditada diante de todos. Estes, por medo do desemprego e a vergonha de serem também humilhados associados, rompem os laços afetivos com a vítima e, frequentemente, reproduzem e reatualizam ações e atos do agressor no ambiente de trabalho, , enquanto a vitima vai gradativamente se desestabilizando e fragilizando, 'perdendo' sua autoestima.
2.2 O agressor e o agredido
O agressor é frequentemente, mas não necessariamente, o chefe, o assédio moral pode provir do comando hierárquico (vertical), de colegas da mesma hierarquia funcional (horizontal), da omissão do superior hierárquico diante de uma agressão (descendente), ou caso raro, quando o poder, por alguma