aspirina
Determinação da concentração de ácido acetilsalicílico em um comprimido de Aspirina
SUMÁRIO
1. Objetivo................................................................................
2. Introdução............................................................................
3. Metodologia
Materias utilizados......................................................
Procedimento Experimental.......................................
Resultados obtidos e discussão...........................................................................
4. Conclusão............................................................................. Referências...........................................................................
OBJETIVO
Este relatório tem como finalidade retomar a técnica de titulação ácido-base e os cálculos nela envolvidos, para a determinação da concentração de ácido acetilsalicílico em um comprimido de Aspirina.
INTRODUÇÃO
Neste experimento foi realizada a titulação ácido-base utilizando o método reação de neutralização (ácido/base), baseado na determinação da concentração de um ácido (C8O2H7COOH) de concentração desconhecida pela reação de neutralização de uma base (NaOH) de concentração conhecida (0,1M).
O ácido acetilsalicílico de fórmula C8O2H7COOH é uma substância orgânica muito comum utilizada na indústria farmacêutica para a produção de medicamentos que possuem ação antitérmica, no abaixamento de febres; analgésica, no alívio de dores; e anti-inflamatória, no tratamento de inflamações. Encontrado na forma de comprimidos, os mais comuns são denominados de Aspirina ou AAS. Podem ter seu teor determinado por volumetria de neutralização, ou seja, através da titulação com uma solução de hidróxido de sódio previamente padronizada.
MATERIAIS UTILIZADOS:
Erlenmeyers de 125 ml;
Proveta
Pipetador
Dois comprimidos de Aspirina
Conta-gotas
Bureta
Indicador fenolftaleína