Aspirina
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
QUÍMICA ANALÍTICA
Prof. Dr. Leandro Machado de Carvalho
POTENCIOMETRIA
Determinação de Ácido Acetilsalicílico em Aspirina
ACADÊMICOS:
Bruno Valente
Guilherme Cremonese
João Vinícios Wirbitzki da Silveira
Santa Maria, 12 dezembro de 2005.
Objetivo:
Esta experiência tem como objetivo determinar o teor, em massa, de ácido acetilsalicílico em comprimidos de analgésicos como Aspirina®, Aspirina® Infantil através da titulação potenciométrica.
Desenvolvimento Experimental:
Quando um metal é imerso numa solução que contém os seus próprios íons estabelece-se um potencial de eletrodo. E pode ser medido combinando-se este eletrodo com um eletrodo de referência (comumente um eletrodo de calomelano saturado) e medindo a força eletromotriz da pilha resultante. Sabendo o potencial do eletrodo de referência , podemos deduzir o valor do potencial de eletrodo,e desde que se conheça o valor do potencial de eletrodo padrão do metal podemos calcular a atividade do íon metálico na solução. Para uma solução diluída, a atividade iônica medida será virtualmente a mesma que a concentração iônica, e, para soluções mais concentradas, dado o valor do coeficiente de atividade podemos converter a atividade iônica medida na concentração correspondente.
Este processo de se utilizar uma única medida do potencial de eletrodo para determinar a concentração de uma espécie iônica em solução designa-se como potenciometría direta. O eletrodo cujo potencial é dependente da concentração do íon a ser determinado é chamado de eletrodo indicador, e quando, o íon a ser determinado é diretamente envolvido na reação de eletrodo, diz-se que estamos tratando de um eletrodo de primeira espécie.
Também é possível em determinados casos medir-se por potenciometria direta a concentração de um íon que não esteja diretamente envolvido na reação de eletrodo. Isto envolve o uso de