Aspectos sócio-juridicos
Os aspectos sócio-jurídicos analisam os efeitos socias produzidas por normas existentes ou que já existiram em várias areas do Direito,onde chegaramos a um razoável disciplina jurídica dos fatos sociais .,entre fatos já existentes e novos fatos.
O direito nos demonstra a importancia da sociologia jurídica para os profisssionais do direito.
A Constítuição é o principio fundamental das estruturas organizasionais do Estado,nossa Carta Magna ou Lei Fundamental,constituida pelo estado de direito.
Pelo lado sociológico a constituição pode ser legítimaa e efícaz,ou ilegítima tudo dependendo de representar ela o efetivo social .
É possivel do ponto de vista sociológico ver as diferenças entre constituição formal ( folha de papel) e a real (o efetivo exercicio do poder
Na Constituição normativa a sociedade é integrada as normas ,vivamente integradas a sociedade,submetendo-se a elas.,na Constituição Nominal o processo político não se adapta as normas,é um caráter educativo.
Na Constituição semantica ,subalterna formalização da situação do poder politico existente
Logo após o golpe de 1964 foi promulgada uma nova Constituição de 1988,nessa nova Constituição o homen é o centro ,sujeito objeto,tendo direitos sobre toda a vida publica.
Novos aspéctos foram análisados como os direitos da familia,do divórcio,situação da companeira e dos filhos ilegitimos,das famílias homossexuais. Muito se repercutiu no Direito Penal e os crimes de colarinho branco,na macrodelinquencia (crime organizado).
No direito financeiro e tributario disciplina-se o regime publíco e privado,como as leis trabalhistas
Os direitos trabalhistas abriram um novo campo fértil na investigação sociologica e no direito.
Foi criado também o direto do consumidor e suas profundas transformações nas relações de consumo .