Aspectos observados de cada escola.
¨Educar-se,na prática da liberdade,é tarefa daqueles que sabem que pouco sabem-por isto sabem algo e podem assim chegar a saber mais-em diálogo com aqueles que,quase sempre,pensam que nada sabem,para que estes,transformando seu pensar que nada sabem,em saber que pouco sabem,possam igualmente saber mais.¨(Paulo Freire).
Observando as duas escolas vemos que hà divergências e semelhanças,onde que a E.M.Idalino Amâncio dos Santos é uma escola localizada em um bairro onde concentra pessoas com condições de vida difícil,a maioria são filhos de pessoas que não tem acesso a escola,,outros tem pouca escolaridade,um perfil de famílias com falta de estrutura emocional e financeira,muitos sendo criados pelos avós,apresentando problemas comportamentais e atitudinais,A E.M.Vilma de Farias Silva que é localizado no bairro urbano onde se concentra mais pessoas com melhores condições econômicas,mas mesmo assim não deixa de existir pessoas com problemas emocionais e situações financeiras baixas.
O prédio da E.M.Idalino Amâncio dos Santos é menor devido a quantidade de alunos que a frequenta,que é um total de 284 alunos,o prédio da E.M.Vilma de Faria Silva é maior com 980 alunos frequentes.
Todas as duas escolas nos bairros onde estão inseridas existe vizinhança,bares,infraestrutura adequada como pontos de ônibus,telefones públicos,luz,água,telefone.
As festas comemorativas que acontecem em ambas as escolas sempre tem a participação de pessoas do poder público como prefeito,vereadores,pais,alunos,professores e comunidade.
Os dois bairros onde as escolas estão localizadas existe o projeto comunitário como creche,que muito tem contribuído para a comunidade,onde as mães tem oportunidade de deixar os filhos e poder trabalhar.
As características das escolas é democrática,onde todos tem o direito de opinar para a melhoria e bem estar do desenvovimento educacional dos alunos e comunidade.Os alunos de ambas estão satisfeitos e cada dia luta em