Distúrbios do sistema digestório
HUBERTT LIMA VERDE DOS SANTOS – huberttlima@gmail.com
REPRODUÇÃO E EMBRIOLOGIA
CONTROLE HORMONAL – PARTE 03
PROFº: HUBERTT LIMA VERDE – huberttgrun@hotmail.it
Controle Hormonal do Sistema Endócrino (Continuação):
06-Atividades Adenohipofisárias (Continuação):
IV-PRL ou LTH (Prolactina):
a) Função: Estimula a produção de leite nas glândulas mamárias.
Imagem retirada da página: http://www.endocrinologia.com.br/html/prolactina.htm
Esse hormônio é produzido durante a gravidez e, após parto, durante a amamentação. A prolactina, ou hormônio lactogênico é uma glicoproteina secretada pelas células mamotróficas da adenohipófise, presentes tanto no sexo masculino como no sexo feminino, sendo mais numerosas nas mulheres. A prolactina atuando em sinergismo com a progesterona e o estrógeno promove o crescimento e funcionamento das glândulas mamárias.
A prolactina tem importante papel na estimulação da produção de leite pelas mulheres durante a fase pós-parto, mas sua função no homem é desconhecida.
Glândula mamária. Imagem retirada da página e modificada: http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/spanish/ency/images/ency/fullsize/17084.jpg V-Gonadotróficos (Gonadotrofinas): FSH e LH.
a)
Função:
Estimular
as gônadas endócrinamente e exócrinamente.
b) FSH: Também chamado de hormônio estimulante folicular. É uma gonadotropina de natureza glicoprotéica produzida pela hipófise, que por sua vez foi estimulada pelo hipotálamo.
b.1) Homem: Estimular espermatogênese (testículo) pelas células dos túbulos seminíferos, é vital para a produção de espermatozóides saudáveis.
b.2) Mulher: Age sobre o ovário estimulando o desenvolvimento dos folículos ovarianos e a produção de estrógeno pelas células foliculares. O FSH também influencia na formação do corpo lúteo e induz o crescimento do endométrio.
c.2) Mulher: Induz a ovulação e conseqüentemente a formação do corpo amarelo.
Resumindo: A produção dos hormônios