Interpretação textual
Para uma completa higienização bucal são necessários quatro passos:
1. Fio dental
2. Higienização da língua
3. Escovação dental
4. Enxaguante bucal
1°. Passo: Fio dental. O uso do fio dental é uma etapa muito importante no processo de higienização bucal, pois promove a perfeita limpeza dos dentes em locais em que a escova dental não alcança.
- Como utiliza-lo corretamente:
Recortar o fio dental com o comprimento suficiente para enrola-lo nos dois dedos médios apoiando os dedos indicadores e polegares de cada mão;
Posicionar o fio entre os dentes até atingir o ponto de contato entre esses, avançando levemente por trás da gengiva na parte onde chamamos de sulco gengival, procurando envolver a face do dente que oca o dente vizinho e faça movimentos contínuos como se estivesse polindo o dente.
Repita a operação em cada face de cada dente, não esquecendo de ir desenrolando o fio de um dos dedos médios para evitar que resíduos alimentares dos outros dentes sejam depositados nos dentes que ainda irão ser limpos.
O fio dental deve ser utilizado sempre antes de cada escovação, pois ele desloca os resíduos alimentares que estão entre os dentes e a escova ira remove-los depois.
Para que você não esqueça nenhum dente, inicie o uso do fio dental pelos dentes superiores do lado direito passando pelos dentes superiores do lado esquerdo, pelos dentes inferiores do lado esquerdo e terminando pelos dentes inferiores do lado direito.
2°. Passo: A higienização da língua. A higienização da língua deve ser feita antes da escovação dental, pois os detergentes e partículas do creme dental dificultam essa etapa da higiene, podendo até causar leves ferimentos na língua. A língua é o órgão responsável pelo paladar e participa do processo de mastigação e digestão dos alimentos, dessa maneira, ela retém restos alimentares, células bucais descamadas e micro-organismos, formando a placa lingual que provoca o mau halito.
- Para correta