As práticas políticas brasileiras e os teóricos do passado
UNIÃO DE ESCOLAR SUPERIORES DA FUNESO-UNESF
CENTRO DE HUMANIDADES
Texto dissertativo a ser entregue ao professor Leandro Nascimento da disciplina de História das Ideias Políticas com fins avaliativos.
OLINDA, 2012
Jelsimar Pereira Pimentel
Tema: As práticas políticas brasileiras e os teóricos do passado
OLINDA, 2012
Pra se falar das práticas políticas brasileiras dos tempos de hoje temos que nos remeter a alguns teóricos do passado que influenciaram sobremaneira nas nossas ações, seja no cotidiano de cada cidadão, na forma de agir e pensar, seja na forma como é conduzida nossos governos e nosso Estado, além de sua organização. Nesse texto dissertativo irão ser abordados alguns teóricos clássicos gregos, assim como outros na história, levando a um comparativo com as práticas e a formação política atual brasileira.
A princípio, devemos distinguir a diferença existente entre a democracia grega e a democracia moderna. Na democracia grega todo cidadão participava ativamente do processo de decisão política na cidade, as assembleias eram ocupadas por todos os cidadãos e considerava-se liberdade viver apenas do lazer, tendo assim, tempo livre para participar da vida pública, pois todo cidadão possuía escravos para cumprir suas tarefas, ou seja, compreendia aí uma democracia direta, onde todos os cidadãos participavam diretamente, sem delegar funções a nenhum representante. Diferentemente da democracia moderna, onde os cidadãos acreditam que a verdadeira liberdade é a privada e acabam delegando suas funções políticas a representantes para não se envolverem diretamente, pois, nesse tempo, não há mais escravos e considera-se liberdade o direito do próprio cidadão