PORTIFÓLIO-O Serviço Social e Seu Projeto Ético Politico
1213 palavras
5 páginas
hhh1
hhh h SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
MARIA ALCILEIA RIBEIRO RIKER
O SERVIÇO SOCIAL E SEU PROJETO ÉTICO-POLÍTICO
Santarém
2013
hhh
2
hhh h MARIA ALCILEIA RIBEIRO RIKER
O SERVIÇO SOCIAL E SEU PROJETO ÉTICO-POLÍTICO
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Serviço
Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Fundamentos Históricos, Teóricos e
Metodológicos do Serviço Social IV, Direito e Legislação
Social, Políticas Sociais I e Metodologia Científica.
Professores: Paulo Sérgio Aragão, Jossan Batistute, Maria
Lucimar, Clarice Kernkamp e Rodrigo M. Trigueiro.
Santarém
2013
3
1 INTRODUÇÃO
O serviço social tem passado por grandes mudanças a partir da década de 70 do século passado no Brasil. Novos pensamentos foram inseridos nessa área que é de vital importância para o bem estar social. Esses pensamentos foram inseridos a partir das ideias do marxismo, que modificou completamente o quadro de atuação dessa ciência. Várias consequências surgiram com essas mudanças, destacando-se algumas em detrimento de outras. Porém, o que está sendo mais visado atualmente é o processo de ruptura com o passado pelo qual o serviço social está passando. Isso, considerando seus embasamentos teóricos e também os metodológicos, principalmente devido o cenário histórico e político que o país vivia quando essas mudanças começaram a ocorrer, cenário este que sustentou o surgimento do novo modelo de atuação dos profissionais da assistência social.
Até mesmo o Estado sofreu alterações em sua atuação direta e indireta no campo social devido o impacto de ajustes neoliberais que foram inseridos junto às políticas sociais até então coordenadas pelo governo. Boa parte disso se deu devido após a Constituição Federal de 1988.
Outro ponto que merece ser destacado diz respeito às mudanças feitas no projeto ético-político dessa ciência, que passou a olhar a realidade de