Resenha do livro Ética e Competência
Terezinha Azerêdo Rios é Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, Brasil (2000) e Colaboradora da Universidade Pedagógica de Moçambique. Participa de grupos de pesquisa tais como GEPEFE-FEUSP - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação do Educador - USP, Formação do Professor: História e Teoria da Profissão Docente - UNINOVE. Atua em linhas de pesquisa da Didática, formação, trabalho e desenvolvimento profissional de educadores: teorias, práticas e políticas, Formação de Docentes do Ensino Superior, Formação de Professores, Teoria Pedagógica, didática e formação de educadores. Ética e competência está em sua decima edição, foi publicada pela editora Cortez em 2001, situada na cidade de São Paulo.
A obra aborda o tema de ética e competência na formação do educador e está dividida em quatro capítulos. O primeiro capítulo denomina-se "A filosofia e a compreensão da realidade", o segundo capitulo "Educação e sociedade: perspectiva política e prática educativa", o terceiro intitula-se "As dimensões da competência do educador” e o quarto e último capítulo designa-se "Competência e utopia: prática profissional e projeto".
No primeiro capítulo, a autora busca explicar desde a origem etimológica da palavra filosofia á sua atuação na sociedade. O homem é filosofo por natureza, este busca indagar a sua existência e o meio ao qual estão inseridos. Criando simbolismo, significações que este necessita dar as coisas a sua volta e com essas significações cada indivíduo assume um papel para interpretar na sua vida em sociedade.
O segundo capítulo, traz a relação entre educação, cultura e sociedade. A escola não tem sido nem eficiente e nem eficaz, está apenas reproduzindo as ideologias do modelo econômico vigente na sociedade, deixando de lado o seu papel principal que é de formar indivíduos criticamente capacitados para atuar ativamente na