Estatistica
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
ESTATÍSTICA DESCRITIVA
DAPHINI MENEGASSI PUGAS
RA: 1187409401
PDR
Santa Bárbara D’Oeste/SP
25/01/2013
Média
A média aritmética é considerada uma medida de tend ência central e é muito utilizada no cotidiano. Surge do resultado da div sdo somatório dos números ãoi dados pela quantidade de números somados.
Sendo a média uma medida tão sensível aos dados, é preciso terid u cado com a sua utilização, pois pode dar uma imagem oric d sitda dos dados. Pode-se mostrar, que quando a distribuição dos dados é "nomal", então a melhor medida de r localização do centro, é a média.
A média tem uma outra característica, que torna a sua utilização vantajosa em certas aplicações: quando o que se pretende repnta e é a quantidade total resr expressa pelos dados, utiliza-se a média. Na realiade, ao multiplicar a média pelo d número total de elementos, obtemos a quantidade pretendida.
Moda
Define-se moda como sendo o valor que surge com mais freqüência s s eo dados são discretos, ou, o intervalo de classe com maior freqüência se os dados são contínuos. Assim, da representação gráfica dos dados, obtém-seimediatamente o valor que representa a moda ou a classe modal. Esta med dé especialmente útil para ai reduzir a informação de um conjunto de dados qativ t s, apresentados sob a ualio forma de nomes ou categorias, para os quais não se de calcular a média e por po vezes a mediana.
Mediana
A mediana é uma medida de localização do centro da distribução dos dados, i definida do seguinte modo: ordenados os elementos d a amostra, a mediana é o valor (pertencente ou não à amostra) que a dividmeio, isto é, 50% dos oea elementos da amostra são menores ou iguais à mea ia os outros 50% são d en maiores ou iguais à mediana.
Para a sua determinação utiliza-se a seguinte regra, depois de ordenada a amostra de n elementos:
- Se n é ímpar, a mediana é o elemento médio.
-