Dissertação sobre a desenvolvimento histórico no Brasil entre os anos de 1960 a 1980
SERVIÇO SOCIAL
MARCIO ELIZABETH FERREIRA
Dissertação sobre o desenvolvimento histórico no Brasil entre os anos de 1960 a 1980
João Pessoa
2013
Introdução
Quando o Serviço Social surgiu no Brasil, na década de 30 do século passado, registrava-se no País uma intensificação do processo de industrialização e um avanço significativo rumo ao desenvolvimento econômico, social, político e cultural. Tornaram-se mais intensas também as relações sociais peculiares ao sistema social capitalista.
Em 1938, foi instituído o Conselho Nacional de Serviço Social (CNSS), órgão ligado ao Ministério de Educação e Saúde, a quem foram atribuídas as seguintes funções: realizar inquéritos e pesquisas sobre as situações de desajustes sociais; organizar o Plano Nacional de Serviço Social, englobando os setores públicos e privados; sugerir políticas sociais a serem implantadas pelo governo; dar parecer sobre a concessão de subvenções governamentais às instituições privadas. Segundo Iamamoto , o CNSS não chegou a exercer plenamente as suas funções, servindo mais como distribuidor de verbas e subvenções, favorecendo o clientelismo político. É considerado, entretanto, como um “marco da preocupação do Estado em relação à centralização e organização das obras assistenciais públicas e privadas” (Iamamoto; Carvalho, 1983, p. 256).
O Serviço Social continua com sua modernização a parti da necessidade de intermediação sobre a questão social que surgi em meio à evolução da sociedade, postura profissional mais adequada a necessidade do cidadão da atualidade. Na atualidade modificou o pensamento e adequação do profissional de serviço social em relação à questão social do individuo, mas na visão da sociedade perante esta concepção continua a mesma do primórdio da constituição da profissão, regida pelos pensamentos ideológicos cristão. A distribuição de