Trabalho Sociologia Pronto
Introdução 1
Contribuição 4
A questão racial 6
Mudanças na teoria sociologia 8
Regime escravocrata 10
Algumas obras de Octavio Ianni 12
Conclusão 13
Referencias 13
Introdução
Neste trabalho iremos falar um pouco sobre Octávio Ianni que foi um importante pensador brasileiro, capaz de trazer luz a uma ampla variedade de questões políticas, econômicas e sociais.
Octavio Ianni é um dos fundadores da sociologia no Brasil e um dos expoentes da “escola paulista de Sociologia”. Com uma obra que chega a trinta livros publicados, ele nos revelou alguns traços e características fundamentais do Brasil moderno.
No princípio de sua carreira dedicou-se às questões étnicas, raciais, na esteira de Florestan Fernandes, e nos contemplou com trabalhos como Cor e mobilidade social em Florianópolis, de 1960, e já em 1962 publicou o seu clássico Metamorfoses do escravo. Alguns anos depois, em 1978, foi a vez de Escravidão e racismo, ressaltando as relações entre capitalismo e as formações sociais escravistas.
Biografia
Octavio Ianni formou-se em ciências sociais na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, em 1954. Logo após a formatura, integrou o corpo de assistentes da Faculdade, na cadeira de Sociologia I, da qual Florestan Fernandes era o titular.
Foi um pensador devotado à compreensão das diferenças sociais, das injustiças a elas associadas e dos meios de superá-las.
Aposentado pelo AI-5 (e proibido de dar aulas na USP), foi para a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), integrou a equipe de pesquisadores do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), foi professor visitante e conferencista em universidades norte-americanas, latino-americanas e europeias. Voltou à universidade pública como professor na Universidade Estadual de Campinas.
Ianni participou da chamada escola de sociologia paulista, que traçou um panorama novo sobre o preconceito racial no Brasil. Ao lado de Florestan Fernandes e do