Sociologia Trabalho Pronto
Realizamos o trabalho a seguir sobre Milton Santos que foi um consultor e geógrafo brasileiro, ele se considerava um intelectual autesoader coisa que na época era raro no Brasil, dizia “Não pertenço a nenhum partido, não pertenço a nenhum grupo, inclusive a grupos de intelectuais, não respondo a nenhum credo e não participo de qualquer militância.” Para Milton era difícil ser negro e intelectual também, pois as duas coisas juntas “dão o que dão”; era difícil ser negro porque fora das situações de evidência o cotidiano é muito pesado para os negros e é difícil ser intelectual porque não faz parte da cultura nacional ouvir tranquilamente a crítica.
Nome dos participantes do grupo
Karla Emanuelle Moreira Azevedo
Lavínia Silva Barreto
Juliana Brito Barbosa
Raiza de Jesus Almeida
Caroline Nascimento Jesus
Amanda Rezende Santos de Almeida
Biografia
Milton Santos nasceu em Brotas de Macaúbas na Bahia, em 3 de maio de 1926. Quando criança migrou para cidades como Ubaitaba, Alcobaça e depois Salvador. Em Alcobaça com seus pais e avôs maternos, foi alfabetizado e aprendeu álgebra e a falar francês. Quando tinha 13 anos dava aulas de matemática no ginásio em que estudava. Aos 15, passou a ensinar geografia e, aos 18 prestou vestibular para direito em Salvador. Enquanto estudante secundário e universitário marcou presença na militância política de esquerda (oposto a ditadura). Formado em direito, Milton Santos continuou interessado pela geografia, tanto que fez concurso para professor catedrático no Colégio Municipal de Ilhéus. Na cidade de Ilhéus, além do magistério desenvolveu atividades jornalísticas, estreitando sua amizade com políticos de esquerda. Durante este período escreveu um livro chamado Zona do Cacau, logo depois incluído na coleção brasiliana, já com bastante influencia da Escola Regional francesa.
Em 1958, concluiu seu doutorado na Universidade de Strasburgo (na fonteira da França com a Alemanha). Na volta ao Brasil,