Coloniza O Alem No Sul Do Pa S
A imigração alemã no Brasil foi o movimento migratório ocorrido nos séculos XIX e XX de alemães para várias regiões do Brasil. As causas deste processo podem ser encontradas nos frequentes problemas sociais que ocorriam na Europa e a fartura de terras no Brasil.
Alemães emigraram para o Brasil por variados motivos, mas com um único objetivo: o de iniciar aqui uma vida nova e melhor. A pobreza predominava na Alemanha e os governos não davam conta de auxiliar e amparar a população. Essa situação emergencial era grave e muitas pessoas passavam fome. Além disso, as perseguições religiosas, o sistema agrícola ainda muito marcado pelo feudalismo e o alto índice de natalidade entre os camponeses levavam a graves problemas, como a falta de emprego, e a sérias crises no caso de uma má colheita, como ocorreu nos anos de 1816/17 no estado de Baden.
Por sua vez, o Brasil, como um país jovem e de independência recém-declarada, necessitava de mais habitantes e de mais mão-de-obra para o imenso território. Somado a isso, o imperador D. Pedro intentava formar um exército com soldados europeus, uma vez que Portugal ainda não havia reconhecido a independência da antiga colônia, e ele via, com isso, a necessidade de preparar resistência armada para o caso de uma invasão. O governo brasileiro enviou, então, agentes de imigração para a Europa, para fazerem propaganda sobre o Brasil. A divulgação dessas possibilidades de imigração no Brasil deu-se principalmente nos estados alemães e na Suíça. Assim, levaram esperança ao povo alemão, motivando-o com informações e promessas. Foi feita muita propaganda falsa sobre o país-destino, a qual o governo brasileiro desconhecia, e que até mesmo feria a constituição brasileira da época. Os alemães, no seu estado de pobreza, acreditavam, contudo, em tudo o que lhes era informado, e davam tudo o que tinham para pagar a viagem marítima, colocando-se a caminho do “Eldorado”.
Assim os alemães entraram no Brasil e queriam