As organizações vistas como cérebro
Introdução
Este trabalho tem por objetivo apresentar como são as organizações vistas como cérebro, levando ao leitor empresário visualizar melhor sobre a teoria e poder utilizá-la no dia-a-dia de sua empresa.
Também tem como objetivo a conclusão da disciplina Evolução do pensamento Administrativo.
Conceito de Organização
Segundo Maximiano (1992) uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa.
Organizações vistas como Cérebro
Diante da troca rápida de informação e variadas mudanças no meio empresarial, derivado da crescente expansão propiciado pela globalização e a alta competitividade, a inovação deve ser a palavra chave para o desenvolvimento empresarial.
A troca de informações torna-se contínua e a necessidade de aprender é enfatizada cotidianamente.
Nesse ponto pode-se comparar a organização a um cérebro, que precisa ser rápido e perspicaz para encontrar as soluções adequadas a cada situação e se adapta ao meio que está inserido. O cérebro funciona como um processador das informações é através deste processamento que se entende as estratégias e como as organizações funcionam.
Organizações como cérebro são vistas como processamentos das informações auxiliando na tomada de decisão, ou seja, são vistas como um sistema cognitivo.
Utilizar a comparação de uma organização como cérebro amplia o modo de como se vê a organização de acordo com G.Morgan em seu livro “Imagens da Organização”.
Uma das habilidades do cérebro, que é enfatizada nas organizações é a capacidade de detectar e corrigir problemas de forma ágil, flexiva e adaptativa, como computadores modernos, neste ponto a cibernética (ciência da comunicação homem-máquina) entra como ponto forte na parceria com a organização.
Quando analisamos a organização vista como