Tratamento de resíduo ativo e desativo
Pra que o objetivo sejam atingidos alguns parâmetros devem cercar o programa:
1. Trabalho de esclarecimento e conscientização de todos envolvidos no processo (docentes funcionários e alunos) e corresponsáveis. Antes e durante e depois do plano de ação
2. Todos os envolvidos saibam perfeitamente para onde seus resíduos biológicos, químicos e radioativos estarão sendo destinados e tratado.
3. A minimização da geração de resíduos dever ser implementado, para que tal ação contribua para a diminuição de custo e impacto ao ambiente.
Para tanto, este programa envolve três etapas:
1º-Sistema de Triagem -Inventario do passivo
Identificar o maior número de resíduos não rotulados. Através amostra de cada frasco para verificar algumas características, como reatividade em ar, reatividade e solubilidade em água, pH, inflamabilidade, presença de compostos clorados e cianetos, presença de sulfetos, resíduo oxidante e redutor. Após a identificação, cada frasco deve receber uma etiqueta com as características essenciais. Podemos utilizar como base, o Diagrama de Hommel para etiquetagem dos compostos.
Para os frascos identificados procurar e propor a disposição dos resíduos de modo que possa reutilizados, recuperados ou reciclados, esgotando todas as possíveis possibilidades a fim de diminuir o volume e também visar custo esta etapa.
2º-Descartes:
De acordo com os resultados obtidos, na triagem e nos frascos identificad0 de verificar a possibilidade a dispor dos compostos em água corrente:
-Resíduos acidobásicos ajustar pH para faixa neutra(6,5-8,0)
-Resíduos compostos com metais pesado