As inteligências competitiva, empresarial e organizacional
A inteligência também é o desempenho em aprender somado à capacidade de aplicar o que aprendeu.
Inteligência Organizacional tem vários conceitos, sendo um deles é traduzido como a organização e administração inteligente das Inteligências Competitiva e Empresarial.
Uma empresa que tenha Inteligência Competitiva deve saber reunir informações sobre seus clientes em potencial e sobre o mercado (o que os concorrentes estão fazendo para cativar seus clientes?) e utilizar estas informações de forma criativa e atrativa para que os clientes em potencial e os fornecedores importantes.
Uma empresa que tenha Inteligência Empresarial deve saber buscar e selecionar pessoas criativas e dispostas à aplicar seus conhecimentos no desenvolvimento e crescimento da empresa e também criar um “clima” propício, onde o funcionário se sinta parte importante da empresa e trabalhe com vontade e feliz.
Sendo assim, podemos definir a Inteligência Organizacional como a capacidade da empresa de reunir a inteligência individual dos funcionários em um ambiente propício de forma que trabalhem como um todo na busca, organização e utilização de dados que façam com que esta empresa seja atrativa para clientes e fornecedores.
Bibliografia
Inteligência Organizacional, Inteligência Empresarial, Inteligência Competitiva, Infra-estrutura de BI – mas qual é a diferença? Em http://inteligenciaempresarial-brasil.blogspot.com/2009/09/inteligencia-organizacional.html.
Postado por Daniela Ramos Teixeira. Acesso em 30/03/2010.
Inteligência Organizacional, Em http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/inteligencia-organizacional/14278/. Postado por Ari Lima. Acesso em 30/03/2010
O Hoje e o Amanhã da Inteligência Organizacional, em http://imasters.uol.com.br/artigo/1548/bi/o_hoje_e_o_amanha_da_inteligencia_organizacional/. Postado por Michel de Souza.