Classificação da velocidade de um processador. - classificação quanto a capacidade de armazenamento de dados. - extensões de arquivos de sistemas operacionais proprietário e livre.
Escola:
Alunos:
Serie:
Professor:
Tema:
- Classificação da velocidade de um processador.
- Classificação quanto a capacidade de armazenamento de dados.
- Extensões de arquivos de sistemas operacionais proprietário e livre.
Jaboatão, 25 de março de 2011 Processadores
A denominação correta é Unidade Central de Processamento (em inglês CPU-Central Process Unit). No entanto os termos processador e microprocessador (mP) são vulgarmente usados para referir ao mesmo elemento.
O que agora se chama de microprocessador, surgiu pela primeira vez em 1971, e teve como característica principal o fato de ter integrado numa única peça (chip) vários componentes que até então surgiam em separados, facilitando assim a implementação, as comunicações, diminuindo o tamanho, o consumo de energia e o preço. A empresa que desenvolveu era a então pouco conhecida Intel, e o processador o 4004.
Basicamente, um mP tradicional que contém muitas das características que os anteriores sistemas de processamento continham, mas que para além de estarem compactados num único chip foram sendo desenvolvidos e aperfeiçoados.
O CPU é o elemento central de coordenação e de processamento de todo o sistema, dito o computador. O CPU, recebe instruções (as aplicações, ou software) de manipulação dos dados. Dessa manipulação (processamento) são gerados novos dados, os resultados.
Família
A família diz respeito ao conjunto básico de instruções que o processador compreende (ou aceita). Cada família de processadores tem um conjunto básico de funcionamento e um conjunto básico de instruções que executa.
Cada especialização (cada processador dessa família) tem formas específicas de realização das instruções, durações diferentes para a mesma operação, mais instruções, etc. No entanto, o