Logistica
Leandro Mascarenhas Orlandini
1- Quais são os principais investimentos em Transportes previstos no PAC (plano de aceleração do crescimento) pelo governo federal? Cite dez (10) deles.
O asfaltamento da BR-163, que liga Cuiabá a Santarém, no Pará é uma das principais obras previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A rodovia é um dos mais importantes canais de escoamento da produção do Centro Oeste e do Norte do País e sua melhor trafegabilidade certamente baixará os custos do frete dos produtos. O trecho a ser pavimentado está compreendido entre os municípios de Guarantã do Norte, em Mato Grosso, até Rurópolis, no Pará e de Santarém a Miritituba (PA) (BR-230 PA) (obra incluída na região Norte). .
O PAC contempla ainda o Estado de Mato Grosso com outros investimentos em transportes, como a duplicação da BR-163/364 do trecho compreendido entre Rondonópolis e Cuiabá se estendendo até o Posto Gil. Esta obra inclui a conclusão da duplicação da Serra de São Vicente, trecho onde ocorrem graves acidentes. Outra obra é a pavimentação asfáltica da BR-158, de Ribeirão Cascalheira até a divisa do Pará e que beneficia outro importante corredor de escoamento de produção do Estado. O trecho da BR-364, entre Diamantino e Campo Novo do Parecis e a pavimentação asfáltica da BR-242, no trecho entre Ribeirão Cascalheira e Sorriso concluem as obras de asfaltamento no Estado. FERRONORTE - Um outro projeto de vulto constante do PAC é a esperada conclusão das obras do trecho da Ferrovia Vicente Vuolo (Ferronorte), compreendido entre os municípios de Alto Araguaia e Rondonópolis (Sul do Estado), que será executado pela iniciativa privada, com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O PAC retoma também, já como projeto a ser executado, a dragagem e derrocagem na hidrovia Paraguai –