Inteligêcia competitiva
•Definição segundo autores:
A inteligência competitiva concentra-se nas perspectivas atuais e potenciais quanto a pontos fortes, fracos e nas atividades de organizações que tenham produtos ou serviços similares dentro de um setor da economia. Fonte: http://www.administradores.com.br/informese/artigos/conceito-de-inteligenciacompetitiva/24008/
A Inteligência Competitiva pode ser definida como um processo de coleta, análise e disseminação de informações dos ambientes interno e externo, das quais farão uso todos os níveis da organização, interagindo estrategicamente no processo de tomada de decisões de acordo com suas necessidades, também busca avaliar o desempenho dos seus concorrentes dentro deste ambiente e obter informações que façam com que sua empresa supere seus concorrentes mesmo que as condições de mercado sejam as mesmas para ambos.
Fonte: http://inf.unisul.br/~ines/workcomp/cd/pdfs/2892.pdf
A Inteligência Competitiva pode ser entendida como o conjunto de ações sistematizadas de busca; que visa descobrir as forças que regem os negócios; de análise e de disseminação; das informações úteis aos tomadores de decisão das organizações e proteger o conhecimento gerado. É um processo proativo que conduz à melhor tomada de decisão, seja ela estratégica ou operacional. O objetivo maior da Inteligência Competitiva é agregar valor à informação, buscando o crescimento organizacional.
Fonte:http://www.notapositiva.com/br/trbestsup/administr/inteligcompet/inteligcompet1.htm
•Definição da dupla:
O IC é um meio para as empresas aumentarem seus lucros e também é um meio de alcançar avaliações razoáveis. A IC permite que a empresa tenha uma melhor visão sobre o mercado e dos concorrentes, na verdade a IC é uma maneira de analisar as informações e tomar decisões.
•Pontos Positivos:
-Obter conhecimento;
-Minimizar surpresas dos concorrentes;
-Compreender a repercussão de nossas ações no mercado.
-Identificar oportunidades e