Responsabilidade socioambiental
Se observarmos o homem no decorrer da sua evolução, verifica-se que este, no início da sua existência, adaptou-se ao meio ambiente, utilizando estratégias de sobrevivência que causavam baixo impacto ao ecossistema no qual estavam inseridos. Entretanto, no decorrer da sua história e de forma paralela com o desenvolvimento tecnológico, o homem descobriu que, além de produzir e transportar possuía a capacidade de armazenar. Tal descoberta transformou sua forma de relacionamento e uso, com o meio ambiente. A partir de então, as modificações ambientais, que ocorriam em pequenas escalas passaram a assumir proporções significativas.
DESENVOLVIMENTO 1. RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL.
Com o decorrer dos Séculos e da evolução tecnológica podemos perceber que várias mudanças ocorreram. Uma delas que podemos observar é a do desenvolvimento socioeconômico, que atualmente está fundamentado em três aspectos: uso das tecnologias agressivas e poluidoras ao meio ambiente; crescimento econômico ilimitado; e uma cultura social orientada para o consumo e o acúmulo de bens materiais. Esse é o cenário em que as organizações estão inseridas.
Porém com as mudanças ambientais, decorrentes das ações degradadoras do homem para com o meio ambiente, a necessidade de preservação ambiental tem-se tornado algo cada vez mais urgente. Nesse sentido, é freqüente as empresas procurarem formas de amenizar o efeito de suas ações tentando adequar-se às necessidades ambientais. Isto é, procurarem meio de agir de maneira responsável com o meio ambiente.
2. PROBLEMAS AMBIENTAIS ENFRENTADOS NA ATUALIDADE
São vários os problemas apontados por organizações ambientais como World Wide Fund (WWF) e Greenpeace, e mesmo por órgãos governamentais, como a Organização das Nações Unidas (ONU). Porém, alguns são apontados como mais urgentes ou mais alarmantes. Na lista dos principais problemas ambientais da atualidade estão questões como aquecimento global, desmatamento e extinção de espécies,