Responsabilidade socioambiental
O tema socioambiental tornou-se um dos fatores de mais importância para as empresas à medida que a sociedade volta suas atenções para questões como oportunidades iguais, controle da poluição, conservação de recursos naturais e da energia e proteção aos consumidores e trabalhadores, diante da necessidade de evoluir, aprimorar e de alcançar maiores e melhores resultados, as empresas tendem a assumiram um papel socialmente responsável e começam a realizar algumas ações voltadas à comunidade e ao meio-ambiente. Responsabilidade socioambiental se tornou hoje um exemplo de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com a sociedade com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da população preservando recursos naturais e culturais para novas gerações, respeitando a diversidade e promovendo a redução da desigualdade social. O empenho da preservação ambiental na empresa se alinha com a crescente preocupação da sustentabilidade, desenvolvimento sustentável tende a se tornar um modelo econômico capaz de gerar riqueza e bem-estar enquanto promove com coerência social e impede a destruição da natureza. Esse modelo busca satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.
2 DESENVOLVIMENTO
De acordo com Borba, o tema responsabilidade socioambiental pode ser definido como um conjunto de ações que visam melhorar o impacto causado por indústrias à sociedade e ao meio ambiente.
Na lista dos principais problemas ambientais da atualidade estão:
• Aquecimento global,
• Desmatamento e extinção de espécies,
• Diminuição dos recursos hídricos,
• Consumo e resíduos tóxicos orgânicos e inorgânicos.
Alguns problemas socioambientais estão além da capacidade organizacional de resolvê-los e, quando as empresas são afetadas por essas causas externas, assim como a Usina de Fukushima, no Japão, que,