Responsabilidade socioambiental
A responsabilidade social e ambiental das empresas é um tema atual e, nos últimos anos, vem sendo consolidada à crença que as empresas devem assumir um papel mais amplo perante a sociedade que não somente o de maximização de lucro e criação de riqueza.
Neste trabalho falaremos sobre a importância da Responsabilidade Social e Ambiental nas empresas, mostraremos um pouco dos vários problemas ambientais da atualidade e também apresentaremos exemplos de empresas que aplicam a Gestão com Responsabilidade Socioambiental e aquelas que não aplicam.
1.1 A RESPONSABILIDADE SOCIAL NO BRASIL E NO MUNDO
Em princípio podemos dizer que responsabilidade socioambiental nada mais é do que a responsabilidade que as empresas deve ter com o meio ambiente e a sociedade. Porém ainda existem muitas empresas que entendem que se seguirem as regras ou leis de seu setor no que se refere ao meio ambiente, estão cumprindo o seu dever responsabilidade socioambiental.
A responsabilidade socioambiental vai muito mais além do que exercer o papel de pessoa jurídica cumprindo as leis que lhe são impostas.
Uma pesquisa feita pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) nos dá um entendimento mais amplo e importante sobre responsabilidade socioambiental. Vejamos:
“O que é responsabilidade socioambiental
Nessa pesquisa o Idec resolveu não considerar as ações sociais, práticas de filantropia, voluntariado ou marketing social dos bancos, nem de fundações e institutos a eles ligados. Não porque essas iniciativas sejam desimportantes, mas por uma questão de delimitação do conceito. O Idec entende que a responsabilidade socioambiental "é uma postura ética permanente das empresas no mercado de consumo e na sociedade. Muito mais que ações sociais e filantropia, a responsabilidade social, no nosso entendimento, deve ser o pressuposto e a base da atividade empresarial e do consumo. Engloba a preocupação e o compromisso com os impactos causados a consumidores, meio ambiente