Inovação e inteligência competitiva: o uso de tecnologias da informação no processo de inteligência competitiva
Fabio Fernandes da Silva
Resumo
Este presente artigo, busca destacar a aplicação de tecnologias da informação (TI) no processo de inovação para promover um ambiente de Inteligência Competitiva (IC). Pois, a inovação representa muita importância no contexto atual das organizações, uma vez que inovar significa criar ou desenvolver produtos que atendam às necessidades do mercado.
Palavras-chave: Tecnologias da informação, inteligência competitiva, inovação.
1. Introdução
Nos negócios corporativos atuais, as práticas de inovação são vistas como fundamentais na geração de competitividade e de crescimento sustentado. Entretanto, para que a inovação tenha resultados efetivos, torna-se necessário que ela seja vista como um processo e gerenciada de maneira sistemática, e não como um elemento espontâneo na empresa.
Nesse sentido, este presente artigo concentrou-se nos conceitos de tecnologias da informação, inovação e inteligência competitiva, procurando destacar a necessidade de alinhamento entre estratégia de TI e a estratégia corporativa da empresa. Pois, não é a tecnologia que garante a inteligência do negócio, mas as estratégias corporativas com as quais a TI estiver alinhada.
2. Referencial Teórico
No contexto atual, com a acirrada competição, grandes desafios e tendências obrigam a sociedade, as organizações e o mercado a se tornarem mais dinâmicos. Essas mudanças refletiram diretamente nas empresas que, vêem seu sucesso cada vez mais dependente da capacidade dos indivíduos em aprender e aprimorar conhecimentos, convertendo-os em valores que possibilitem uma melhor posição para a empresa diante de seus concorrentes.
Se a sociedade foi capaz de globalizar a economia e a informação, agora precisará globalizar o conhecimento e essa relação entre