“As inovações pedagógicas na atuação do professor e as implicações para a formação docente”
“As Inovações Pedagógicas na Atuação do Professor e as Implicações para a Formação Docente”
Aluna: Ana Maria Cimeni de Almeida
MAIO
2010
Introdução
Este trabalho tem por objetivo apresentar as relações entre a metodologia de ensino e a prática do professor em sala de aula, trabalhando pontos relevantes das inovações pedagógicas para melhorar a atuação do professor na área educacional.
O trabalho se baseia na busca de novas informações e na coleta de dados abordando os pontos históricos da formação docente no Brasil e do processo didático, as tendências pedagógicas da prática escolar e a investigação dos processos de aprendizagem, possibilitando assim a discussão de assuntos importantes para a formação profissional.
As Inovações Pedagógicas na Atuação do Professor e as Implicações para a Formação Docente
Observa-se que a organização escolar atual não difere muito dos períodos anteriores. Os obstáculos e desafios continuam grandes, exigindo dos profissionais de educação, principalmente dos professores, mudanças na maneira de interagir com os conhecimentos, com a profissão e com seu próprio desenvolvimento e aprender a trabalhar com a interdisciplinaridade e a contextualização, de modo que estas atendam ao grupo e resultem numa mudança de paradigma.
A Política de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no Brasil está pautada na semiformação. Parte-se do princípio de que a política de formação de professores não buscava efetivamente atender às demandas de formação, mas atingir metas de certificação de professores em massa, em curto espaço de tempo.
Sendo assim, nesta pesquisa busca-se a compreensão do histórico da formação de professores no Brasil, seu desenvolvimento desde o Período Colonial até os dias atuais, bem como localizar a temática da formação de professores no tempo e espaço, desenhando o cenário da globalização e as implicações que afetam a sociedade e a educação.
Conclusão
O