Metodologia de pesquisa em artes
Pretende-se com essa pesquisa acadêmica, visar o aprimoramento dos conteúdos, a organização dos textos e dos títulos/subtítulos e também conhecer e desenvolver as referências bibliográficas conforme suas identificações e segundo as normas da ABNT.
A introdução, o desenvolvimento e a conclusão são partes indispensáveis à realização de qualquer trabalho cientifico. Contudo, mostrar como elaborar e formatar um trabalho acadêmico dentro das normas da ABNT exige conhecimento e prática.
1- TEXTO
É a parte do trabalho em que o assunto é apresentado e desenvolvido. São partes fundamentais do texto: introdução, desenvolvimento (corpo do trabalho) e conclusão. O texto pode ser dividido em seções e capítulos.
1.1- INTRODUÇÃO
Consiste na apresentação do tema e explicação de como foi desenvolvido: objetivo, métodos e procedimentos seguidos, assinalando-se a relevância do trabalho.
Considerando as dificuldades encontradas pelos alunos na elaboração e editoração de trabalhos solicitados nas diversas disciplinas, além dos critérios adotados e exigidos pelos professores não serem os mesmos, esta apostila visa fornecer subsídios metodológicos básicos para a elaboração de trabalhos acadêmicos, tendo por base as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
1.2- DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento é a parte mais extensa do trabalho formada pela exposição das principais idéias, argumentação das idéias expostas e discussão, que consiste na comparação das idéias a fim de refutar ou confirmar os argumentos apresentados.
1.3- CONCLUSÃO
Consiste no resumo interpretativo dos argumentos e/ou dos elementos contidos no desenvolvimento. É necessário que haja interligação entre introdução, desenvolvimento e conclusão.
2- PÓS-TEXTO (parte referencial)
2.1- ANEXOS
São partes complementares e contêm documentos, de autoria do autor ou não, que servem de fundamentação, comprovação ou ilustração.
2.2- REFERÊNCIAS
Consiste na