TCC Artes Visuais
Esta pesquisa investiga se a aplicação da metodologia da abordagem triangular, em um grupo de pessoas com profissões e formações desvinculadas da arte, é eficaz para despertar o interesse pela experiência estética e para mudar os paradigmas a respeito da importância da arte no desenvolvimento humano.
PALAVRAS-CHAVE
Arte - Sensibilização – Leigos - Abordagem triangular – Experiência estética
INTRODUÇÃO
Minha pesquisa versa sobre aplicar vivências e metodologias em um grupo de pessoas apáticas em relação à arte, pessoas com interesses aparentemente muito distantes da busca pela experiência estética e verificar se, neste grupo, as atividades escolhidas serão eficazes em despertar o interesse e o gosto pela arte, fazer com que a sua importância seja compreendida e trazer o pleno entendimento de que todos podem ser artistas.
Na literatura e em textos de trabalhos acadêmicos encontramos exemplos de educadores-artistas que bem se utilizaram, para diversos fins, da metodologia e da experiência das pesquisadoras-educadoras Fayga Ostrower e Ana Mae Barbosa.
De forma semelhante também eu me ocupo em promover o contato com imagens, com a história da arte e a participação em vivências artísticas, pautadas no fazer e no refletir, que é a metodologia da “abordagem triangular no ensino das artes” preconizada por Ana Mae Barbosa; e aplicar em um grupo de pessoas com pouco ou mesmo nenhum contato com a arte, em condições próximas das que encontramos na obra “Universos da arte” de Fayga Ostrower, com seu curso de artes para trabalhadores. Sendo estas, portanto, minhas principais fontes bibliográficas.
O tema da pesquisa surgiu da reflexão sobre o rumo das minhas escolhas de vida, ou seja, começou com a constatação das mudanças que o aprendizado da arte operou no meu projeto de vida e da sua importância como autoconhecimento.
Minhas graduações foram em outras áreas do conhecimento, pois eu nunca tive interesse pelas artes, mas os anos de trabalho estressante, em