Tcc artes visuais
Este trabalho aborda a arte primitiva no ensino das artes visuais no Brasil. De modo geral pode-se afirmar que a partir do momento em que o homem desenvolveu sua capacidade de percepção sentiu a necessidade de registrar aspectos do meio do qual fazia parte, assim o homem fez seus primeiros registros nas paredes das cavernas, onde se abrigavam, fugindo dos perigos que os cercavam. Para fazer estes registros utilizava pedras, ossos e sangue de animais e carvão, afim de, representar as situações de seu cotidiano. Foram estes registros que permitiram aos pesquisadores das ciências de paleontologia e arqueologia, por exemplo, conhecerem aspectos da vida de nossos ancestrais.
Assim, pode-se compreender a arte como a expressão dos sentimentos humanos, sendo que todas as manifestações artísticas são influenciadas pelo contexto histórico no qual o artista está inserido. Possibilitar que os estudantes conheçam as artes pré- históricas faz com que os mesmos possam reconhecer o modo de vida dos primeiros grupos humanos do período paleolítico que se estendeu de 50 mil a 18 mil anos a.C, tendo ocorrido neste período o surgimento do Homo sapiens que é o nosso antepassado mais próximo na evolução biológica.
Para a realização deste trabalho foram realizadas pesquisas relacionadas à pré- história e todo o acervo artístico produzido neste período, com o objetivo de encontrar suportes teóricos que pudessem embasar cientificamente esta pesquisa. Sendo realizadas consultas em autores como: Dúlio Battistoni Filho, Wendy Beckett, Gombrich dentre outros.
Partindo da premissa de que as obras de artes podem ser consideradas como fontes históricas, pois testificam acerca de um determinado período da humanidade, procura-se neste trabalho elucidar de que maneira as pinturas rupestres podem ser trabalhadas dentro do contexto educacional. Levando os educandos a compreenderem que a arte sempre esteve presente em todas em todos os períodos da humanidade e que o conhecimento